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Gestão a serviço da vida

Atualizado: 21 de mai. de 2021

O Método 4 Leis® foi implantado há 2 anos no Hospital do Câncer de Londrina e tem sido essencial na gestão e planejamento durante a pandemia

O Hospital do Câncer de Londrina na sua fundação, era destinado inicialmente à prevenção de tumor de colo de útero feminino para as moradoras da cidade e também da região. Com o apoio da comunidade e a integração de voluntários, a entidade se expandiu rapidamente e em 1968 iniciou a construção de sua sede na região central de Londrina. Em 2017, a instituição atingiu a marca de mais de 42 mil pacientes atendidos, resultando em mais de 800 mil atendimentos realizados durante todo o ano, uma média de mais de 65 mil atendimentos ao mês.

A instituição visa combater o câncer, valorizando a qualidade de vida, com aprimoramento constante de recursos humanos, científicos e tecnológicos e atende atualmente cerca de 47 mil pacientes, com um quadro de 1107 colaboradores e 128 médicos, sendo referência para mais de 166 cidades do Paraná.


O HCL tem um grau de complexidade muito alto em sua gestão, já que encontra em seu dia a dia desafios médicos, de processos e protocolos. Em 2018 o Instituto Brasileiro de Gestão e Liderança iniciou sua parceria com o Hospital do Câncer de Londrina, implantando o Método 4 Leis® e desde então tem ajudado todos os setores a se organizar e olhar para o mesmo objetivo.

Com o surgimento da pandemia os processos se tornaram ainda mais intensos na instituição e o Método foi essencial para trazer disciplina e foco nas ações do dia a dia, para que novas rotas fossem traçadas e também executadas. Foram realizados comitês de crise, com reuniões diárias para correção de atividades e estratégias, estabelecendo um novo rumo para a alta gestão do hospital e consequentemente, para as equipes que estão na linha de frente.

Assista:

Um dos pontos de eficácia do Método 4 Leis® é distribuir uma parcela de responsabilidade para cada pessoa envolvida na operação. Isso significa que cada um dentro da instituição, desde o presidente até o estagiário, terá uma parcela de responsabilidade e contribuirá diretamente para execução da estratégia ou para o cumprimento da meta.

As pessoas se confundem entre trabalho operacional e trabalho estratégico, e o que as leva em direção a realização de uma meta ou objetivo não é o fato de ter uma meta estabelecida, e sim atuar nas ações que as levarão em direção a tirar essas metas do papel. O grande desafio do HCL era ter disciplina e foco em meio à crise, o que ficou claro com os comitês de gestão. Hoje, todos os processos e protocolos se tornaram mais claros para as equipes e toda a instituição está voltada para o mesmo objetivo, olhando para o alvo estratégico.

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