Depois da tempestade: Como e onde focar?

Estamos vivendo uma transformação notável em nosso dia a dia e não temos previsão de quando tudo isso irá passar. Dentro deste novo cenário, as mudanças estratégicas devem ser ágeis para a sociedade de forma geral.

Hoje vou entregar dicas valiosas para todas as áreas de atuação, e que também podem ser aplicadas em âmbito pessoal, para que possamos atravessar essa tempestade e chegar muito mais fortes do outro lado.

Abaixo estão elencados os 3 principais departamentos que devemos pensar rapidamente em como e onde focar:

– Comercial

– Marketing

– Financeiro

Comercial:

Pense em novos mercados e abra seus horizontes para atender clientes e nichos que você nunca atendeu. Os novos mercados podem ser em novas regiões e os novos nichos podem sem produtos diferentes, exemplo: Um produto que atendia a classe B e C, pode ser readaptado para a classe A ou para a classe D.

Reveja suas estratégias rapidamente para se adequar aos novos tempos.

Novos produtos e novos serviços também serão necessários, talvez você precise trazer para o portfólio produtos e serviços que jamais imaginou em trabalhar. Quando estudamos uma matriz bem antiga da área administrativa, chamada BCG, temos 4 tipos de produto :

– Vaca leiteira: produto que não tem grande crescimento de mercado mas garante faturamento o mês inteiro.

– Estrela: produto que está em pleno crescimento de demanda e altas margens.

– Em questionamento: produtos que geram dúvida.

– Abacaxi: produto problema, difícil de vender, caro para entregar e problemático no pós venda.

Analise seus produtos e evidencie os que terão retorno neste momento.

A verdade é que não existem receitas prontas, entenda as necessidades de seu negócio e se adapte à nova realidade.

Marketing:

O departamento de marketing é responsável por sua visibilidade. Atualmente é impossível ficar fora do mundo digital, você precisa urgentemente performar dentro deste universo.

Uma dica é utilizar os marketing places prontos, como exemplo a plataforma do Magazine Luíza, Mercado Livre, Amercianas.com, Submarino, etc. São canais de vendas que podem ser soluções efetivas para o momento atual. Além de responder economicamente as suas demandas, essa experiência pode te ensinar a vender por meio das ferramentas.

A “gambiarra” digital acabou, contrate profissionais ou plataformas qualificados para responder ao dinamismo do mercado, diversificando seus canais. As lojas físicas se tornarão um ponto de experiência das marcas para os consumidores e o digital será preponderante.

Financeiro:

Várias pessoas têm habilidade para ganhar dinheiro mas falta competência para administrá-lo, por outro lado pessoas administram muito bem seu dinheiro mas não tem habilidade para ganhá-lo. A primeira coisa que precisamos pensar neste contexto é a receita recorrente.

Voltando para a área comercial, a receita recorrente é composta pelo produto “vaca leiteira”, é necessário pensar em algo que venda e tenha alto giro. Elimine gastos e custos fixos desnecessários.

Um exemplo metafórico dos gastos na empresa pode ser feito através das 3 gavetas :

– Gaveta de cima: faturamento.

– Gaveta do meio: quanto sobra.

– Gaveta de baixo: custo.

A principal é a do meio, simbolizando o fluxo de caixa, elemento principal para o sucesso de sua empresa.

Foque nas 3 áreas e mapeie o que precisa ser transformado, os desafios agora são outros e precisam de reestruturação para que sua empresa ou carreira sobreviva. O que separa a performance que você deseja ter da que está atualmente são os conhecimentos que você precisa adquirir.

A palavra de ordem é: velocidade.