Como garantir seu cargo em momentos de crise



Em um momento de crise e adversidade, com a economia totalmente incerta, esse cenário externo provou o real nível de liderança das organizações. Muitas empresas quando se depararam com a crise, notaram que seus gestores e líderes não tinham repertório para tal situação.


Eu costumo dizer que quando o líder olha para a equipe e diz: “Calma, gente! Vai dar tudo certo!” é porque na verdade ele está perdido e não tem um plano, e isso acontece com muita frequência. Muitas organizações estão sofrendo pelo baixo nível de liderança dos seus gestores.

Ram Charam, autor indiano que escreve sobre execução da estratégia, lançou recentemente o livro “Ataque”, que fala exatamente sobre a habilidade do gestor moderno e em um passado muito recente, discutíamos essa habilidade como sendo a de mudar em tempos de mudanças, então o gestor moderno era o que tinha respostas rápidas aos fatores externos. Hoje, segundo Ram Charam, a grande habilidade de um gestor moderno é a habilidade de se antecipar aos fatos e interpretar os sinais que estão sendo apresentados em seu mercado, segmento e dentro de sua empresa, principalmente o comportamento de sua equipe, e também estar atento as tendências.

Nós vivemos a era da “Uberização”, onde os aplicativos conectam consumidores a produtos e serviços, ou seja, se eu tenho um negócio que vai diretamente ser impactado por uma nova tecnologia preciso me antecipar a esses fatos agora, montar um planejamento, pesquisar, viajar, conversar com pessoas, essa é a grande habilidade que o mercado atual está exigindo aos líderes e gestores.

Atacar o fator externo antes que ele chegue ao seu círculo íntimo, até seu negócio e carreira.