3 passos para uma carreira de sucesso

Você já ouviu falar que o Brasil é um dos países mais empreendedores do mundo?

Sim! O Brasil está entre os 5 países mais empreendedores do mundo.

Agora uma pergunta que nos faz refletir:

O Brasil é um país empreendedor porque realmente é inovador e criativo, ou será que a necessidade faz com que as pessoas recorram a esta modalidade?

Independentemente da resposta, o fato é que se você está empreendendo por necessidade ou por paixão, é importante entender que são necessários 3 atributos para se sentir pleno e realizado com aquilo que está praticando.

É indispensável entender que a carreira se estabelece com base em suas competências, habilidades e atitudes.

Ninguém se estabelece no mercado ou não consegue atingir o sucesso profissional, se não tiver competência e a capacidade de transformar seu conhecimento em resultado. Competência é a capacidade de transformar o ambiente o qual você vive e convive, em um ambiente favorável a resolver problemas ou circunstâncias externas. Agora, a competência precisa encontrar uma oportunidade.

Se você tem muita competência para fazer algo, seja para liderar, cozinhar ou falar em público, por exemplo, mas não tem oportunidade para colocá-la em prática, não terá um trabalho bem sucedido.

Outra pergunta para refletir:

Se você tem competência e ao mesmo tempo encontra a oportunidade, qual tipo de trabalho ou carreira terá?

Eu respondo:

Um trabalho/carreira CHATO! Isso mesmo!

Vamos para um exemplo prático:

O melhor jogador do mundo, munido de muita competência, vai para a cobrança de pênalti e se depara com o gol vazio. Cobrar o pênalti sem goleiro é claramente uma oportunidade, mas tem o mesmo intuito? Traz o mesmo sentimento de realização e conquista?

Com certeza não!

Por isso é comum encontrar pessoas bem sucedidas, que inclusive ganham muito dinheiro, mas infelizes em sua atual profissão ou posição. Porque o dinheiro por si só, assim como sucesso, não trazem o sentimento de realização ou plenitude.

A competência e a oportunidade exigem um componente de extrema importância para a plenitude profissional:

A paixão.

Por isso construa sua competência, gere as oportunidades, e principalmente, se apaixone pelo que você está envolvido ou fazendo.

Entenda isso e seja feliz em sua carreira!