Falta de gestão estratégica é um dos principais motivos de falência das empresas, segundo o Sebrae. Ter uma estratégia bem consolidada é fundamental para o funcionamento da organização.
Uma forma de se fazer isso é aplicando o método OKR (Objectives and Key Results) que é utilizado para simplificar, definir objetivos e também os resultados-chave dentro de empresas de forma clara e concisa.
O que é o método OKR?
O método OKR existe desde 1970. O conceito foi criado por Andy Grove, mas popularizado por John Doerr, um dos primeiros investidores do Google. OKR rapidamente se tornou um foco importante para o Google, e empresas como LinkedIn, Twitter, Dropbox, Spotify, AirBnB e Uber seguiram o exemplo.
Cada parte de sua escrita tem um significado relevante que nos ajuda no entendimento do processo:
Objectives: devem desafiar e motivar a equipe. Quanto mais envolventes, mais fáceis de serem compreendidos e aplicados. Um objetivo bem traçado e com prazo estabelecido tem mais chances de obter sucesso.
Key Results: métricas que levam ao destino, que são os objetivos. É a progressão que toma forma de resultado. É o como sair de A e ir até B de maneira eficaz.
Fórmula de Metas de Doerr: Para que serve?
Funciona da seguinte maneira. Vamos já colocar o método em ação, que tal? Pegue uma folha de papel e escreva:
Eu vou ________ medido por ________.
Sem o “como” você tem apenas o desejo e não a forma de executar aquilo que almeja. Por isso a importância do “medido por”, pois é neste espaço em branco que você colocará sua forma de agir. E isso só depende de você.
A fórmula de Doerr é a melhor maneira de se explicar a estrutura de um OKR:
Eu vou (Objetivo) medido por (o seu conjunto de resultados-chave).
Como implantar?
Apesar de parecer simples, a metodologia OKR precisa de planejamento.
Passo nº 1: Defina metas específicas
Deixe claro para seus funcionários onde quer chegar e o que terão que fazer para que isso aconteça. Tenha essas metas fixadas na cabeça, se mantenha motivado e alinhe seus colaboradores.
Passo nº 2: Estabeleça prazos
Metas traçadas, agora é preciso definir uma data para sua realização. Lembrando que as metas OKRs não podem ser longas demais, pois isso prejudica sua eficácia. Metas claras, objetivas e de curto prazo.
Passo nº 3: Esteja a par dos resultados
Avaliar os resultados semanalmente ajuda na boa execução e na mudança de rota caso necessário. Deixe seus colaboradores por dentro de tudo o que acontece, eles se sentirão parte do processo e continuarão engajados no seu objetivo.
Passo nº 4: Deixe as OKRs à vista
Transparência é ponto fundamental da estratégia OKR. É importante focar nas metas, nas métricas e nos resultados. União e esforço coletivo somado às planilhas à vista, por exemplo, e com prazo determinado, levam ao sucesso mais rapidamente.
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