Desde o início de 2020 com a pandemia mundial, lockdown e decretos que impossibilitaram
as ‘portas abertas’, a crise deixou claro para alguns empresários que eles não tinham fôlego
para mais de 20 dias sem venda, outros perceberam que não estavam bem posicionados
na internet. Essa tempestade trouxe muita reflexão acerca da saúde de cada negócio. O
saldo positivo de toda essa pandemia é a possibilidade de corrigir a rota.
Ninguém pode reclamar daquilo que tolera. Se você entendeu que existem áreas
defeituosas no seu negócio esse é o momento de mudar. O que toda essa mudança na
economia está mostrando para você a respeito da sua carreira, liderança e gerenciamento
do seu negócio? Quais são seus pontos fracos e quais áreas precisam de melhora?
No varejo atual, será preciso desenvolver novas habilidades, a mais importante é vender
com a empresa fechada, ou seja, isso significa que será necessário manter sua venda
(faturamento) independente do que aconteça da porta para fora.
Existem fatores que controlamos, o que acontece no seu município, estado ou país muitas
vezes está fora do seu controle. As empresas que irão sobreviver serão aquelas cuja equipe
será capaz de gerar oportunidade de negócio.
E como fazer isso? Se relacionando com o seu cliente. Faça um levantamento dos clientes
que passaram pela sua empresa nos últimos meses e entre em contato para oferecer novos
produtos ou serviços similares aos que eles já fecharam negócio com você. Não fique de
braços cruzados, não espere o cliente entrar, o jogo mudou. Essa mudança significa que
agora o protagonista do resultado que seu negócio precisa é você.
Para sobreviver no novo varejo você irá precisar fazer aquilo que nunca fez, ligar para quem
você nunca ligou, fazer vídeo ou live que não pensava em fazer, e ser melhor como você
nunca foi. O atributo mais importante desse momento é a capacidade de mudar em tempo
de mudança.
Você provavelmente assistiu ou viu algum anúncio de Live Shop, essa foi uma forma que
lojistas encontraram de divulgar seus produtos (mesmo com a loja fechada). No mundo
digital existem ferramentas específicas, para ser encontrado invista no Google, por
exemplo, e se a intenção é descobrir seu público alvo, invista em redes sociais.
A crise da pandemia, denunciou nossos pontos fracos, mostrou o que estava faltando para
termos uma performance melhor. Então agora é a hora de corrigir a ineficiência.
Produza conteúdo todos os dias, crie um engajamento com seu público. Quando um líder
ou equipe perde a capacidade de enxergar o que está acontecendo a sua volta,
automaticamente perdem a capacidade de dar respostas aos clientes.
Uma vez que a crise tenha te mostrado o déficit, é hora de melhorar os resultados. Faça
isso buscando profissionais que sejam especialistas, nem sempre encontrará esse
profissional dentro da sua equipe. Quando for necessário, vá em busca de terceirizados,
não perca tempo tentando capacitar alguém que não tem aptidão para determinada função.
Se for para gastar energia e dinheiro, que seja em áreas que seu funcionário já domine,
assim, ele sairá do nível bom para o excelente.
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