O varejo depois da tempestade, ninguém pode reclamar daquilo que tolera

Desde o início de 2020 com a pandemia mundial, lockdown e decretos que impossibilitaram

as ‘portas abertas’, a crise deixou claro para alguns empresários que eles não tinham fôlego

para mais de 20 dias sem venda, outros perceberam que não estavam bem posicionados

na internet. Essa tempestade trouxe muita reflexão acerca da saúde de cada negócio. O

saldo positivo de toda essa pandemia é a possibilidade de corrigir a rota.


Ninguém pode reclamar daquilo que tolera. Se você entendeu que existem áreas

defeituosas no seu negócio esse é o momento de mudar. O que toda essa mudança na

economia está mostrando para você a respeito da sua carreira, liderança e gerenciamento

do seu negócio? Quais são seus pontos fracos e quais áreas precisam de melhora?



No varejo atual, será preciso desenvolver novas habilidades, a mais importante é vender

com a empresa fechada, ou seja, isso significa que será necessário manter sua venda

(faturamento) independente do que aconteça da porta para fora.


Existem fatores que controlamos, o que acontece no seu município, estado ou país muitas

vezes está fora do seu controle. As empresas que irão sobreviver serão aquelas cuja equipe

será capaz de gerar oportunidade de negócio.


E como fazer isso? Se relacionando com o seu cliente. Faça um levantamento dos clientes

que passaram pela sua empresa nos últimos meses e entre em contato para oferecer novos

produtos ou serviços similares aos que eles já fecharam negócio com você. Não fique de

braços cruzados, não espere o cliente entrar, o jogo mudou. Essa mudança significa que

agora o protagonista do resultado que seu negócio precisa é você.


Para sobreviver no novo varejo você irá precisar fazer aquilo que nunca fez, ligar para quem

você nunca ligou, fazer vídeo ou live que não pensava em fazer, e ser melhor como você

nunca foi. O atributo mais importante desse momento é a capacidade de mudar em tempo

de mudança.


Você provavelmente assistiu ou viu algum anúncio de Live Shop, essa foi uma forma que

lojistas encontraram de divulgar seus produtos (mesmo com a loja fechada). No mundo

digital existem ferramentas específicas, para ser encontrado invista no Google, por

exemplo, e se a intenção é descobrir seu público alvo, invista em redes sociais.



A crise da pandemia, denunciou nossos pontos fracos, mostrou o que estava faltando para

termos uma performance melhor. Então agora é a hora de corrigir a ineficiência.


Produza conteúdo todos os dias, crie um engajamento com seu público. Quando um líder

ou equipe perde a capacidade de enxergar o que está acontecendo a sua volta,

automaticamente perdem a capacidade de dar respostas aos clientes.


Uma vez que a crise tenha te mostrado o déficit, é hora de melhorar os resultados. Faça

isso buscando profissionais que sejam especialistas, nem sempre encontrará esse

profissional dentro da sua equipe. Quando for necessário, vá em busca de terceirizados,

não perca tempo tentando capacitar alguém que não tem aptidão para determinada função.

Se for para gastar energia e dinheiro, que seja em áreas que seu funcionário já domine,

assim, ele sairá do nível bom para o excelente.