Geralmente, os indivíduos encarregados de administrar uma empresa, mesmo sendo pequena, tem um certo grau de poder e controle sobre ela. Como consequência, responsabilidades e comportamentos éticos são esperados deste líder, como gerenciar funcionários e acionistas, pagar contas e salários, enfim, governar o negócio como um todo. Precisando assim de um padrão de segurança, governança e integridade.
É nessa hora que uma boa Governança Corporativa faz total diferença.
Afinal, o que é Governança Corporativa?
Governança corporativa nada mais é do que o sistema pelo qual as empresas são dirigidas e administradas. Os conselhos de administração (que inclui sócios, gerentes, acionistas, investidores…) são responsáveis pela governança de suas empresas.
É, portanto, um conjunto de práticas que permeiam uma boa mediação entre as partes envolvidas visando o bem comum da empresa, reduzindo assim possíveis conflitos por conta da descentralização do poder.
Regras e acordos que determinam como será o negócio e a administração, o que seus mandantes poderão ou não fazer e como isso será feito fazem parte do gerenciamento.
Assegurar que as ações individuais sejam íntegras, sempre pensando no melhor para os negócios e no interesse dos envolvidos também é um dos pilares da Governança Corporativa.
Princípios da Governança Corporativa
Alguns princípios básicos permeiam uma boa administração de acordo com o Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC). São eles:
Transparência
– consiste em disponibilizar aos interessados todas as informações possíveis e necessárias para uma boa gestão;
Equidade
– tratamento igualitário por parte de todos os sócios e acionistas levando em conta seus direitos, deveres e interesses;
Prestação de contas (Accountability)
– prestar contas de forma clara e transparente faz parte de um bom gerenciamento. A omissão de alguma das partes pode gerar consequências irreversíveis para a companhia;
Responsabilidade corporativa
– zelar pela viabilidade dos negócios é de suma importância para a organização. É preciso levar em conta a possibilidade econômica, entre outros fatores, para seu modelo de negócio continuar fluindo e dando lucro.
Formas básicas de implementar a Governança Corporativa
Ainda de acordo com o IBGC, alguma condutas são importantes para a implementação e consolidação da Governança dentro da empresa:
1- Estabeleça um conselho administrativo atuante;
2- Avalie a contratação de uma auditoria independente;
3- Tenha um bom relacionamento com seus investidores;
4- Demonstre uma liderança efetiva com uma postura ética em toda a empresa;
5- Estabeleça um código de políticas e condutas para evitar ações indesejáveis;
6- Crie e formalize processos essenciais para uma estratégia de médio e longo prazos;
7- Lembre-se que gerenciamento de riscos é importante para um bom planejamento;
8- Crie processos de revisão para as invenções e inovações dentro da empresa;
9- Tenha em mente um plano de sucessão para os cargos importantes.
Comments