Governança Corporativa: o que é e como implantá-la?

Atualizado: Mai 21

Geralmente, os indivíduos encarregados de administrar uma empresa, mesmo sendo pequena, tem um certo grau de poder e controle sobre ela. Como consequência, responsabilidades e comportamentos éticos são esperados deste líder, como gerenciar funcionários e acionistas, pagar contas e salários, enfim, governar o negócio como um todo. Precisando assim de um padrão de segurança, governança e integridade.


É nessa hora que uma boa Governança Corporativa faz total diferença.



Afinal, o que é Governança Corporativa?

Governança corporativa nada mais é do que o sistema pelo qual as empresas são dirigidas e administradas. Os conselhos de administração (que inclui sócios, gerentes, acionistas, investidores…) são responsáveis ​​pela governança de suas empresas.

É, portanto, um conjunto de práticas que permeiam uma boa mediação entre as partes envolvidas visando o bem comum da empresa, reduzindo assim possíveis conflitos por conta da descentralização do poder.

Regras e acordos que determinam como será o negócio e a administração, o que seus mandantes poderão ou não fazer e como isso será feito fazem parte do gerenciamento.

Assegurar que as ações individuais sejam íntegras, sempre pensando no melhor para os negócios e no interesse dos envolvidos também é um dos pilares da Governança Corporativa.

Princípios da Governança Corporativa


Alguns princípios básicos permeiam uma boa administração de acordo com o Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC). São eles:

Transparência

– consiste em disponibilizar aos interessados todas as informações possíveis e necessárias para uma boa gestão;

Equidade

– tratamento igualitário por parte de todos os sócios e acionistas levando em conta seus direitos, deveres e interesses;

Prestação de contas (Accountability)

– prestar contas de forma clara e transparente faz parte de um bom gerenciamento. A omissão de alguma das partes pode gerar consequências irreversíveis para a companhia;

Responsabilidade corporativa

– zelar pela viabilidade dos negócios é de suma importância para a organização. É preciso levar em conta a possibilidade econômica, entre outros fatores, para seu modelo de negócio continuar fluindo e dando lucro.



Formas básicas de implementar a Governança Corporativa

Ainda de acordo com o IBGC, alguma condutas são importantes para a implementação e consolidação da Governança dentro da empresa:

1- Estabeleça um conselho administrativo atuante;

2- Avalie a contratação de uma auditoria independente;

3- Tenha um bom relacionamento com seus investidores;

4- Demonstre uma liderança efetiva com uma postura ética em toda a empresa;

5- Estabeleça um código de políticas e condutas para evitar ações indesejáveis;

6- Crie e formalize processos essenciais para uma estratégia de médio e longo prazos;

7- Lembre-se que gerenciamento de riscos é importante para um bom planejamento;

8- Crie processos de revisão para as invenções e inovações dentro da empresa;

9- Tenha em mente um plano de sucessão para os cargos importantes.