Confira 8 dicas para você passar por esse período

O QUE FAZER PARA REDUZIR OS IMPACTOS DO CORONAVÍRUS NO SEU NEGÓCIO


Confira oito dicas para você passar por esse período

Uma coisa é certa, esta tormenta que estamos passando por conta do coronavírus terá um avanço muito rápido, devastador, mais pelas previsões oficiais vai durar um período curto de tempo. Segundo estudos do Núcleo de Operações e Inteligência em Saúde (NOIS) teremos em menos de 10 dias perto de quatro mil casos confirmados da doença. E em uma projeção bem negativa, podemos chegar a quase 5 mil casos.

Estudos estão mostrando a velocidade com que a doença avança e promove paciente graves, provocando uma demanda acima do esperado, preocupando agentes de saúde sobre a capacidade que teremos para atender a população. A ideia é não chegar a extremos como aconteceu na Itália, que vive neste momento uma falta imensa de leitos de UTI e está de frente a iminência de morte.

Variáveis de comportamento

Muitas variáveis vão influenciar nestes números, especialmente o comportamento da população. Quanto maior a adesão às medidas protetivas, menor será a proliferação da doença. Isso inclui evitar aglomerações, contatos diretos, todo tipo de contato próximo e pessoal. Evitar um aumento exponencial da doença é o objetivo.

Para conter o vírus é preciso de isolamento, e ele tem um preço alto. Parar a circulação de pessoas pressupõe cessar a movimentação financeira do país. Sendo suspensos serviços, eventos, reuniões, negócios, comércio. E tanto em negócios grandes ou pequenos, o fluxo de caixa pode ser comprometido, considerando que prazos não serão cumpridos e precisarão ser renegociados, a inadimplência pode crescer, e o ano inteiro pode ser perdido e todas as metas precisarão ser redefinidas. Não dá pra negar que é realmente um caos.

O que é certo desta situação, é que desta batalha todos, sem exceção, vão sair feridos. Teremos impactos na saúde, mas também outros preocupantes na economia. Tanto que governos, federal e estaduais, estão estudando medidas para reduzir os prejuízos oriundos da paralização dos negócios internos e até externos no país.

Mas enquanto isso, podemos tirar algo de bom desta situação? Não sei, mas te pergunto: O que você vai fazer com seu negócio?

Tenho 8 dicas para aproveitar o momento e colocar a “casa em ordem”.

  1. Hora de redefinir sua estratégia

  2. Treine sua equipe – mesmo que online

  3. Reveja seus indicadores

  4. Melhore seus processos

  5. Repense sua empresa.

  6. Garanta uma reserva financeira, se não possui, busque uma com juros baixos

  7. Reveja seu plano de metas de vendas, elas podem ficar mais lentas e modestas,

  8. E por fim é hora também de redefinir sua estratégia de marketing, porque o jogo mudou.

Quando esta guerra terminar, sairá na frente quem estiver melhor preparado.