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Confiança: elemento decisivo no sucesso de líderes e equipes

Como a confiança dos liderados influencia diretamente no sucesso de líderes de equipe? Descubra neste artigo!


A confiança é elemento fundamental em qualquer tipo de relação, em especial na relação líder e liderados. Estabelecer um forte elo de confiança com sua equipe é essencial para que se alcance os resultados almejados.

Uma liderança de sucesso é uma liderança capaz de influenciar as pessoas ao seu redor de acordo com seus objetivos.

Se há algum tempo atrás, o tipo de gestão autoritária e fechada funcionava, atualmente, os “chefes” ficaram no passado e cedem espaço aos líderes.

Um líder é descrito no dicionário Michaelis como: “Pessoa com capacidade de influenciar nas ideias e ações de outras pessoas”.

Estabelecer esta relação de confiança junto à equipe é o que irá resultar em uma boa gestão. As atividades rotineiras das lideranças demandam exclusivamente deste vínculo, dar feedbacks de desempenho, estimular o desenvolvimento dos colaboradores, realizar a gestão de pessoas e tantas outras atribuições.

Além disso, uma equipe que não confia em seu líder dificilmente irá se comprometer com suas solicitações, logo, as entregas e os resultados ficam prejudicados.

Porém, uma coisa é certa, estabelecer este vínculo não é fácil, tampouco uma atividade rápida. Confiança, assim como em todos os tipos de relações é algo que demanda tempo e, acima de tudo, atitudes.

Possuir essa orientação e perceber como suas atitudes têm posicionado seu estilo de liderança atualmente é muito importante.


Tipos de confiança

Indivíduos depositam sua confiança em outro ser humano por diversos aspectos, de acordo com artigo publicado no site Periódicos Eletrônicos da Psicologia, “os psicólogos conceituam confiança como um construto ou traço psicológico que os indivíduos desenvolvem, e que será influenciado por suas experiências sociais e socialização, consistindo em uma expectativa generalizada sobre a possibilidade de confiar em terceiros.”

Ou seja, a confiança é uma construção diária e pode ser construída por diversas bases. As principais são:

Confiança baseada na identificação: nós enquanto seres humanos, tendemos a nos aproximar de indivíduos com características semelhantes às nossas. Seja por sua história de vida, manias, gostos pessoais ou afins.

Confiança baseada na admiração: pessoas admiráveis soam confiança! Ao admirar um indivíduo, seja por seu trabalho, por sua história de vida ou suas atitudes, todos esses aspectos moldam a sua visão sobre ele e lhe conferem o título de uma pessoa confiável.

Dificilmente você não confiaria um cargo de sua empresa à uma pessoa que admira profissionalmente, certo? O mesmo funciona ao contrário.

Como conquistar a confiança dos liderados

A confiança é algo extremamente difícil e delicado de se conquistar, porém, em uma proporção opostos, pequenas atitudes a colocam em risco. Por isso, garantir que suas atitudes estejam sempre alinhadas às expectativas de seus colaboradores é crucial.

Pessoas admiráveis e confiáveis agem de acordo, cientes disso, atitudes que vão desde habilidades técnicas até o seu posicionamento no dia a dia são capazes de influenciar, positiva ou negativamente nesta relação.

Dê o exemplo: Os liderados tendem a buscar referências e se espelhar em seus líderes. Por isso, busque compreender as atividades de cada um e as principais demandas do momento. Demonstre que realmente todos fazem parte de um único time.

Tenha empatia: Olhe em seu círculo social e identifique as pessoas que mais confia, provavelmente ao fazer essa análise irá perceber que essas mesmas pessoas foram empáticas e solidárias com você em algum momento de sua vida, ou carreira. Faça o mesmo por seus colaboradores.

Incentive o desenvolvimento: Resultados são importantes, porém, para alcançá-los é necessário ter uma equipe que o leve até eles. Incentive e trabalhe o desenvolvimento individual e em equipe, isso demonstra que você não está preocupado unicamente com números, mas também com pessoas.

Seja respeitado: É preciso garantir que suas solicitações sejam atendidas, não é preciso ser autoritário porém, é preciso ter autoridade e certificar-se do pleno fluxo das atividades.

São pequenas mudanças que refletem em um alto nível de colaboração e participação da sua equipe, tudo isso conquistado por meio da confiança mútua entre líderes e liderados.

Os benefícios de estabelecer a confiança

Uma relação norteada pela confiança é a chave para um bom relacionamento entre um gestor e sua equipe. Ao estabelecer esse vínculo a corporação como um todo e todos os envolvidos na equação de beneficiam.

Dentre as principais vantagens podemos listar o engajamento e satisfação da equipe que resultam em ótimos resultados para a empresa.

Engajamento

Possuir colaboradores engajados com suas atividades, sua equipe e sua liderança é garantia de alta produtividade e qualidade nas atividades desempenhadas.

Funcionários que acreditam e confiam em suas lideranças tendem a se manter engajados e motivados, buscando sempre apresentar o melhor desempenho.

Resultados

A equação é bem simples, com uma equipe mais produtiva e engajada os resultados tendem a aumentar proporcionalmente. Colaboradores que acreditam na corporação almejam e idealizam os melhores resultados, literalmente “vestem a camisa” da empresa.

Ou seja, estabelecer um vínculo com seus liderados reflete positivamente e diretamente em suas entregas.

Além do mais, essa pequena mudança de comportamento pode reduzir inclusive os custos com a rotatividade de funcionários e o tempo depositado em treinamentos e afins.

Como constatamos, a confiança pode ser elemento decisivo no bom desempenho de sua equipe e consequentemente em sua liderança de sucesso, ou não.

Um bom líder deve ser capaz de atingir ótimos resultados e realizar uma boa gestão de pessoas, para isso, é necessário filtrar informações e emoções.

Lidar com suas características pessoais e se manter em movimento. Não basta se manter atualizado, é preciso incentivar e motivar as pessoas ao seu redor. Desta maneira, por mais caótico que esteja o cenário econômico de sua empresa ou do mercado como um todo você terá um diferencial: uma equipe motivada e que acredita que é possível entregar mais.

Nos conte, como tem sido sua experiência com a confiança de sua equipe? Ao chegar ao final deste artigo, percebeu que é necessário evoluir ou que, já possui um forte elo de confiança?

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