top of page

A importância dos comitês de gestão para se atingir as metas

Como sua empresa faz o alinhamento das metas e o engajamento das equipes? Você já ouviu falar em comitês de gestão?


Conheça um método imbatível para se atingir as metas


Você já reparou que, em muitas empresas, existem metas definidas para aquele ano, que são compartilhadas com todos os departamentos, mas com o tempo elas começam a perder força? As equipes são cobradas para trazer resultados, no entanto perdem ritmo e motivação para executar projetos. Por que isso acontece?

Os métodos tradicionais de planejamento apresentam falhas graves que vão levar ao enfraquecimento do engajamento das equipes para a execução da meta. E o primeiro problema está no fato de que quem elabora o planejamento não é quem o executa. Existe um abismo que separa as pessoas que montam o planejamento ou montam a estratégia, das pessoas que vão arregaçar as mangas e realizar ações para se atingir os objetivos. Na prática, isso significa metas pouco claras, que em alguns casos, nem vão sair do papel.

Além disso, ainda que as organizações tenham metas claras e bem definidas, muitas vezes as equipes acabam se perdendo, sem saber para onde ir ou o que fazer para continuar na busca das metas. Esse é o resultado da falta dos indicadores de desempenho (ou ainda da inabilidade de ler os indicadores de desempenho). Uma empresa pode até ter objetivos coerentes e práticos, mas três, quatro meses depois, as equipes já não sabem mais para onde estão caminhando ou se a rota é a mais adequada para se se atingir as metas. Ter indicadores que comprovam o desempenho de uma equipe ou profissional é fundamental para fazer as correções necessárias para que todos caminhem para os mesmos objetivos.

E esses não são os únicos problemas dos métodos tradicionais. Quando as coisas começam a dar errado dentro de uma corporação e as metas se dissipam, geralmente é feita a pergunta: de quem é a culpa pela falta de engajamento? Mais do que ter metas claras e objetivas, saber comunicá-las para todos os departamentos, medir as ações por meio dos indicadores de desempenho, é necessário, também, se criar uma cadência de responsabilidade, em que cada equipe assume os compromissos de impacto sobre as medidas de direção, que vão levar às metas. É o que chamamos de comitês de gestão.

Se não estiver claro qual é a fração de responsabilidade de cada membro do seu time na execução, dificilmente a equipe vai ter uma convergência em comum para que possa realmente tirar a meta do papel.

O que são os comitês de gestão do Método 4 Leis?

Há mais de quinze anos atuando dentro das empresas no planejamento e execução das metas identifiquei que não bastava compartilhar os objetivos. Era preciso criar acompanhamentos semanais das metas para saber para onde cada equipe está indo. No Método 4 Leis, isso é realizado por meio dos comitês de gestão.

Eles são realizados por meio de reuniões semanais que acontecem dentro da cultura da organização, sendo que cada líder faz esse encontro com sua equipe, com o intuito de discutir e ajustar as ações que vão levar ao atingimento das metas. Mas, isso não acontece por meio de discussões banais. No Método 4 Leis as reuniões dos comitês de gestão são realizadas com base nos indicadores presentes num software exclusivo, que faz a medicação do desempenho de cada equipe (ver texto sobre indicadores de desempenho aqui), como ela está atuando para se atingir as metas e quais os problemas encontrados. Então, se sua equipe está tendo um desvio da rota, é nos comitês de gestão que são realizados esses ajustes.

Os comitês fazem com que todos os departamentos apontem para um objetivo comum, fracionando esse departamento em ações estratégicas e, uma vez por semana, para-se o jogo para discutir: “estamos ganhando, empatando ou perdendo, qual é a correção da semana necessária para se voltar à meta?” No nosso método, esses indicadores não só estão apontando em tempo real quais são as correções de rota que as equipes precisam fazer, como, na verdade, está sendo mensurada a eficácia da execução no seu dia-a-dia e na prática.

Além disso, no Método 4 Leis, trazemos as pessoas que executam a estratégia para fazer parte da construção. A consequência é o aumento do engajamento do trabalho em equipe, o aumento das pessoas com o objetivo da organização e com isso a produtividade aumenta significativamente. Sendo assim, não somente a comunicação fica homogênea, mas há uma transparência do que se precisa fazer para se atingir os objetivos, de modo conjunto e eficaz. Esquematicamente, os comitês de gestão funcionam assim:

  • Implantação dos comitês de gestão;

  • Parametização do software 4 Leis;

  • Início dos compromissos estratégicos.

O que é estratégico e o que não é?

A principal habilidade que um gestor moderno deve ter é a capacidade de antecipar os fatos. Por isso, os indicadores de desempenho e os comitês de gestão são tão relevantes para o atingimento das metas, pois torna claro quais são as ações operacionais do dia-a-dia de uma organização e as atividades que são estratégicas e que vão ajudar a se atingir as metas.

Vamos supor que sua empresa tenha como meta aumentar em 30% as vendas no primeiro semestre. Dentro da rotina normal já existe o trabalho corriqueiro do departamento de vendas, que é manter relacionamento com os clientes já existentes (seja por meio de visitas pessoais, contatos virtuais etc). No Método 4 Leis, cada equipe vai conseguir mensurar as novas ações que vão levar a se ter novos clientes, além das ações que já são realizadas no trabalho diário. Por exemplo, quantos novos telefonemas serão dados? Quantas visitas em novos clientes vão ser feitas? Como medir e avaliar essas novas ações? É uma metodologia sistêmica que aponta o que é estratégico ou não.

Software exclusivo

Todas as ações para se saber se está indo no caminho certo podem ser mensuradas por meio de um software inteligente, que apresenta dados que vão ajudar os comitês de gestão a ter uma visão clara do que está acontecendo na sua empresa, em tempo real.

Esse software foi desenvolvido exclusivamente para essa metodologia e é atualizado, todos os meses, a fim de aprimorar ainda mais as ferramentas para seus usuários.


Descubra, você também, o que o Método 4 Leis pode fazer para o seu negócio!


bottom of page