3 pilares para implantar uma cultura de inovação

Atualizado: Mai 21

Todos usam o termo “inovação” nos dias de hoje e as principais perguntas acerca do assunto são:

– O que é inovação?

– Como implementá-la em meu negócio ou carreira?

– Quais são as armadilhas clássicas ao trazer a inovação para o meu negócio ou carreira?

O que podemos salientar de início é que gerar um ambiente inovador não depende do tamanho do seu negócio e nem do tamanho da sua equipe. Precisamos analisar o momento que estamos vivendo nas empresas, instituições, órgãos governamentais e lideranças dos mais diversos tipos. Existe um abismo muito grande entre o que se é ensinado e o mercado atual, que muda diariamente, estamos vivendo grandes transformações neste período.

Outra análise a ser feita antes de falarmos sobre inovação é a diferença entre as estratégias elaboradas e o que o mercado realmente exige e necessita. Por isso vamos partir para 4 pilares para implantar uma cultura de inovação dentro do seu negócio ou carreira:

1º pilar


3 elementos chave:

– Recursos

Seu processo de inovação deve ser pautado em recursos como: equipe, tecnologia, estrutura, conhecimento, investimento, etc. Você tem os recursos necessários para o que está buscando? Faça cálculos antes de iniciar seu processo de inovação.

– Processos

Fluxograma de trabalho, onde começa, onde termina e como será gerenciado.

Quais são os processos ou protocolos necessários para o que está buscando? Desenhe todas as etapas do seu processo de inovação.

– Valores

Reflita sobre os valores de sua empresa ou carreira.

Seu processo de inovação está alinhado a esses valores? Não negocie seus valores.

2º pilar

3 armadilhas clássicas:

– Menosprezar oportunidades


Muitas vezes quando estamos focados em nosso negócio ou carreira, podemos não observar as oportunidades e pequenos começos que passam diante de nós.

– Confundir os clientes

Tome cuidado com muitos produtos ou muitos projetos, isso pode confundir os seus clientes acerca do seu real objetivo.

– Focar apenas em produtos novos

Assim como é possível confundir os clientes com muitos produtos ou projetos, também é possível confundi-los apresentando somente produtos novos.


3º pilar

Erros de processos:


– Estrangular a estratégia por conta do orçamento

Em alguns momentos precisamos enxugar os gastos, mas é necessário analisar as áreas estratégicas para não prejudicar o que é investimento.

– Não está claro para as equipes qual o grande objetivo da empresa

Alinhe seus objetivos com as equipes e meça as atividades para gerenciá-las.

Saiba interpretar os sinais do mercado para estabelecer o seu processo de inovação. A inovação não está ligada tão e simplesmente a tecnologia, mas sim a ideias, serviços ou estratégias que dão respostas novas a dores antigas.